terça-feira, 12 de julho de 2011

Atlantis e NASA - "The End"

Há alguns dias a NASA enviou a nave espacial "Atlantis" ao espaço para encerrar as viagens espaciais na missão: STS-135. Com uma tripulação de apenas 4 pessoas, o Atlantis é o marco final das viagens espaciais.

Depois dessa missão de 12 dias com destino a Estação Espacial Internacional, Atlantis e outras naves ficarão expostas ao público como peças de museu. Atlantis virá para a Terra dia 18, mas chegará com hora prevista para 12:06 do dia 20 de julho.


Voltamos

Nós, do Astroblog voltamos a postar neste maravilhoso blog. Espero que gostem.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Porque Plutão não é mais considerado um planeta ?

Plutão não mais um planeta, isso é um fato, mas porque?
Quando Clyde Tombaugh descobriu Plutão, todos achavam que ele era maior que a Terra, mas posteriormente descobriram que ele era menor que a nossa Lua.
Plutão
 Depois, nos anos 70, astrônomos começaram a achar que Plutão não era de fato um planeta, pois era muito pequeno sem muita massa e com sua Órbita muito achatada.A descoberta de Tombaugh foi um feito incrível, demoraram mais de 60 anos para outro objeto celeste ser descoberto nas mesmas circunstâncias. Plutão é pequeno demais e leve demais para ser um planeta.

sábado, 23 de abril de 2011

Nebulosas

Muitas pessoas ainda não sabem o que são nebulosas, bom, é muito simples elas são nada mais nada menos do que nuvens de gás, plasma e hidrogênio muito quentes que só são visíveis quando o gás brilha ou se a luz de uma estrela a iluminar.

Existem 4 tipos de nebulosas sendo essas:

1.Nebulosa de Emissão 

São nebulosas que brilham em diferentes cores, pois o gás delas emite luz quando estimulado pela radiação de estrelas jovens e muito quentes que fótons (párticulas da luz) altamente energéticos.

2.Nebulosa de Reflexão

Elas são as mais simples, refletem a luz de estrelas vizinhas que incide sobre elas. Estas não são quentes o suficiente para ficarem “iluminadas”.

3.Nebulosa Escura

Uma nebulosa escura é um grande nuvem de diferentes moléculas que se apresentam como regiões pobres em estrelas onde a poeira do meio interestelar parece estar concentrada.

4.Nebulosa Planetária

É um objeto astronômico que é constituido por um envolvimento brilhante de gases e plasma, formado por certos tipos de estrelas no período final do seu ciclo de vida.

sexta-feira, 22 de abril de 2011

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Novo Layout

Caros leitores, hoje inauguramos o nosso novo layout. Espero que gostem.
Próxima matéria: 25/04/2011.

segunda-feira, 28 de março de 2011

A Gravidade

A evolução de uma teoria que mudou tudo.

O primeiro a pensar sobre a gravidade* na visão da época foi ele: Aristóteles. Ele dizia que todos os corpos tem uma posição no espaço e, por isso quando você jogava algo pro alto esse algo voltava para o chão.
Mas quem começou mesmo com a história de gravidade foi sir Isaac Newton, que, diz a lenda, estava sentado debaixo de uma macieira e uma maçã caiu em sua cabeça - a história não é comprovada mas ele usou-a como exemplo- , ele pensou : Como ela foi parar aqui embaixo? E foi aí que tudo começou.
Logo, depois de trabalho árduo ele descobriu que a gravidade é tanto a força que nos atrai para o chão quanto a força que move os astros, a Lua, produz as marés e outros.
Issac-Newton-e-sua-maçã
Depois de 218 anos um homem mudou tudo o que conhecemos sobre a gravidade.Albert Einstein criou enfim a grande e comentada : Teoria da Relatividade Geral, que consiste no universo possuir 4 dimensões, as dimensões normais : Altura, Largura e Profundidade e o tempo incluído – 4 dimensões. Isso foi bastante estranho por quê o tempo era, antes disso, separado do espaço, uma coisa completamente diferente, agora eles eram uma coisa só.E não pára por aí ele também disse que a gravidade não é mais uma força (Modelo Matemático) e sim um tecido denominado Tecido Espaço-Temporal (Modelo Geométrico), e quando um objeto muito pesado (planetas, estrelas etc…) ficassem sobre ela uma curvatura seria criada – Imagem Abaixo – daí que vem a força que nos atrai, que atrai a Lua e etc…
gravity Comentem!
*Gravidade – Aristóteles não sabia o que era a gravidade, coloquei como exemplo representativo.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...