terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Desculpem….

Não faremos mais atualizações até um tempo indeterminado.

Mas depois concerteza haverá internet. Desculpem !

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Aniversário do Astroblog

                       banner_niver cópia  

Astroblog completa dia 18 um mês no Ar.

Obrigado pelas suas visitas.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Viagem pelo universo com os telescópios

Com um binóculo podemos enxergar bem longe, mas para ver coisas muito distantes precisamos de mais do que poucas lentes.
Para ver, por exemplo, um corpo celeste muito distante usamos um aparelho bastante conhecido, o Telescópio.

O Começo

No começo, as pessoas pensavam que quanto maiores os telescópios, maior a visão, mas Issac Newton (1643-1727) provou que isso era mentira e construiu o teléscopio que revolucionaria o mundo, o telescópio newtoniano.
newtont
Esse telescópio possui poucos centímetros e alcançava maior amplitude do que o próprio telescópio de quase 20 metros dos astrônomos que Newton enfrentou.








 

 

 

 

A Evolução

Depois disso as pessoas começaram a observar o céu, literalmente, com outros olhos, tudo estava ali pra elas, Newton tinha dado a elas a lei da gravitação universal e a muito tempo Kepler nos presenteou com as suas 3 leis, o mundo estava perdendo a total dependência da Igreja Católica e estava tudo mais fácil.
Depois disso para se alcançar maiores fotos do céu eles enviaram telescópios ao céu, sendo que o mais famoso é o telescópio Hubble, em homenagem ao astrônomo Edwin Hubble, que descobriu que as galáxias estavam se afastando e concluiu que se elas estavam se afastando é porque já estiveram juntas um dia.

Algumas Imagens do Telescópio Hubble

 

Fim

Se encerra por aqui nossa viagem através do cosmos através dos telescópios.
Obrigado.

Infelizmente…

…uma Báctéria que foi descoberta na popa do Titanic, consegue sobreviver na água e gosta de comer FERRO!

Uma matéria especial que não tem nada a ver com nosso blog.

Provavelmente, meu amigo Lucas Rúbio irá fazer a matéria por completo em seu site RMS Lucas Rubio.

Obrigado.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Buracos Negros

O buraco negro é uma estrela gigantesca que morreu e acabou que seu campo gravitacional se igualou a velocidade da luz.Essa luz não escapa dali por causa dessa gigantesca gravitação(a gravidade da Terra é de 9,8m² e a velocidade da luz é de 300.000.000m²).

Maior buraco negro:


No dia 29 de Janeiro de 2010 foi descoberto o maior buraco negro já registrado, ele fica numa constelação chamada NGC 300 ele possui massa 15x maior que SOL.

Mais Jovem Buraco Negro


Esse Buraco Negro foi batizado de SN 1979C localizada na galáxia M100.Agora a comunidade científica vai poder observar o crescimento de um buraco negro.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Os Anéis de Saturno

Viagem pelos anéis de Saturno



Existem planetas com anéis mas, nenhum deles se compara aos ANÉIS DE SATURNO. Saturno possui seis "camadas" de anéis, cada camada composta de milhares de anéis, que se constituem basicamente em água congelada,poeira e materiais rochosos(restos de meteoros, etc...), porém os anéis não são círculos perfeitos, eles tem curvaturas, e essas curvaturas são provocadas pela gravidade das luas(Saturno possui 30 luas já descobertas).Esses anéis são denominados por letras,como o DNA, A,B,C,D,E e F, seis anéis. Os anéis mais brilhantes são os anéis A e B.As distâncias entre as partículas e o planeta se dá por duas forças, a gravidade que a "puxa" e a força centrífuga que a "empurra". As Luas pastoras controlam o movimento dos anéis, daí o nome pastoras. Os cientistas só não sabem ao certo a idade dos anéis, isso ainda permanece como um grande mistério.
Representação dos anéis de Saturno
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...